A importância da psicologia na vida de crianças e adultos é inquestionável. O que muitas pessoas não param para pensar é no papel fundamental dessa área no desenvolvimento dos processos de aprendizagem das criança. É a chamada psicopedagogia.

O profissional de psicopedagogia estuda e se prepara para entender como se dão as principais dificuldades quando o assunto é o processo de aprendizado. Justamente por isso, estão capacitados para atuar estabelecendo um plano de intervenção nesse processo, de modo a melhorar a aprendizagem. Para além disso, a psicopedagogia trabalha desenvolvendo métodos que visam não apenas tratar as dificuldades, mas também preveni-las.

As dificuldades de aprendizado podem ser causadas por diversos fatores que envolvem transtornos ou perturbações de aprendizagem. Em relação às causadas por transtornos, elas podem vir em duas frentes: as dispraxias e as disgnosias.

Por dispraxias entendem-se as alterações no desenvolvimento dos gestos da criança, o que pode resultar em dificuldades de participar de jogos e brincadeiras mais complexos, dificuldade de usar materiais escolares como lápis e tesouras corretamente, dificuldade de coordenar corretamente os movimentos - o que resulta na realização de atividades de maneira desastrada.

Já as disgnosias são atrasos ou alterações no desenvolvimento e integração das percepções da criança, o que pode resultar em problemas como trocas de letras na fala, dificuldade de identificar e reconhecer fisionomias, objetos, cores e espaços e dificuldades de reconhecer sons não-verbais.

Tanto as dispraxias quanto as disgnosias interferem no processo de aprendizagem pois geram dificuldades em áreas como leitura, escrita, interpretação e matemática, além do atraso no desenvolvimento do convívio social da criança.

Além dos transtornos, existem as chamadas perturbações de aprendizagem, interferências que dificultam o processo de aprendizagem da criança. As três mais comuns são: dislexia (dispersão, atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldade de soletração, dificuldades de leitura e de copiar conteúdos) discauculia (dificuldade acima do normal em tudo o que se refere a números e operações matemáticas) e disgrafia (desenvolvimento lento das habilidades de escrita, tais como diferenciar letras minúsculas de maiúsculas).

O trabalho desenvolvido pela psicopedagogia busca encontrar tratamentos para crianças que se enquadram nos casos citados acima, buscando tornar mais fáceis os processos de aprendizagem da criança, mesmo que tenham que ser desenvolvidos planos de ações diferenciados dos métodos tradicionais de ensino.

O professor e os responsáveis pela criança são as figuras centrais na identificação de dificuldades de aprendizado da mesma. É importante que estejam atentos aos pequenos e não ignorem sinais achando que problemas constantes de aprendizagem se resolverão sozinhos com o tempo ou com “mais esforço” por parte da criança.

Psicopedagogia Em Guarulhos

Sempre pensando no bem-estar e na qualidade de vida das crianças, a Clínica Sette Kids oferece uma moderna infraestrutura com equipamentos lúdicos e profissionais altamente qualificados em especialidades médicas voltadas para proporcionar o diagnóstico e tratamento de doenças e outras condições que dificultam o processo de desenvolvimento infantil. Entre em contato e agende uma consulta para o seu filho (a).

Fale Conosco