O trabalho de um psicólogo é bastante difundido e procurado dentre adultos que precisam de ajuda para lidar com questões que envolvem a mente. O que muita gente não sabe é que esses profissionais também podem ajudar, e muito, crianças em diversos aspectos de seu desenvolvimento. A psicologia infantil é uma importante vertente da psicologia e é interessante entender quando levar os pequenos para consulta com um profissional.

O papel dos pais ou responsáveis é estar sempre atento ao comportamento de seus filhos. Muitos deles desenvolvem uma personalidade introvertida e enfrentam dificuldades de falar como se sentem e se estão passando por algum problema na escola ou em outro círculo de seu convívio, por exemplo. Nesse sentido, a psicologia infantil tem técnicas específicas para ajudar a entender o que se passa na cabecinha da criança. A ajuda de um profissional nessa fase de desenvolvimento da personalidade é muito importante, pois se possíveis traumas ou problemas de convívio social forem tratados desde cedo, as chances de um crescimento e desenvolvimento mais saudável são muito maiores.

Outro aspecto onde a consulta com um psicólogo pode ajudar é no aprendizado. Sabemos que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e aprendizado. Mas tanto os responsáveis pelo pequeno quanto seus professores podem acabar notando dificuldades acima do normal em aprender coisas que outras crianças de mesma faixa etária estão aprendendo com mais facilidade. A psicologia infantil tem instrumentos para investigar e tratar problemas de aprendizado, tais como a dislexia, de modo a ajudar no desenvolvimento da criança.

A dislexia é um transtorno que dificulta o aprendizado por interferir especialmente em habilidades de linguagem, como a leitura. O transtorno dificulta ainda o desenvolvimento das habilidade de decodificação e soletração da criança. Alguns sinais que podem indicar que a criança tem dislexia são: apresentar dificuldade em aprender o alfabeto, os números básicos, as cores e a como soletrar seu próprio nome; falar mais tarde do que a maioria das crianças; ter dificuldade para rimar palavras e reconhecer determinados fonemas; ter mais dificuldade do que outras crianças ao pronunciar as palavras assim como apresentar lentidão para adicionar palavras novas ao vocabulário.

Há ainda outros fatores que são considerados sintomas clássicos de que pode haver algo de errado com a criança e que seria bom levá-la a profissional especialista em psicologia infantil: se recusar a estar próximo de uma pessoa específica, não querer ir para a escola de jeito nenhum, chorar exageradamente, necessidade excessiva de estar sempre com os pais, comportamentos agressivos sem motivo aparente, pesadelos frequentes, pedidos insistentes para dormir com os pais, fazer xixi na cama, demora para o desenvolvimento intelectual e timidez em excesso.

Psicologia Infantil Em Guarulhos

Sempre pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos pequenos, a Clínica Sette Kids oferece uma completa infraestrutura modern, lúdica e com especialidades médicas para os cuidados com a saúde e desenvolvimento de crianças. Entre m contato e agende uma consulta.

Fale Conosco