Houve uma época em que fazer terapia era uma atitude carregada de preconceito por parte de quem não entendia a importância desse método. Mas as coisas mudaram e hoje a terapia já é difundida como uma alternativa fundamental para ajudar no tratamento de distúrbios psicológicos (de diversos graus). O que muita gente ainda não sabe é que a psicologia e a terapia também podem ser muito importantes para ajudar no desenvolvimento de crianças. E um dos métodos mais usados nesses casos é a chamada ludoterapia.
Mas você sabe o que é ludoterapia? Trata-se de um método aplicado por psicólogos infantis que adapta a psicoterapia tradicional para o universo da criança. Através de conversas lúdicas, jogos e brincadeiras, esse método permite que a criança expresse quem ela é. A ludoterapia tem como principal objetivo ajudar a criança a expressar seus conflitos e dificuldades com mais facilidade. Isso permitirá que o psicólogo atue na solução dos problemas e ajude a criança a conseguir desenvolver uma melhor integração social tanto no âmbito familiar quanto social, além de uma adaptação mais fácil nos meios de convívio social em que está inserida (creche, escola, etc).
À medida que cresce, a criança vai aprendendo a desenvolver as mais diversas maneiras de comunicação (fala, escrita, expressões não-verbais). Mas esse processo é diferente para cada um e nem sempre a criança desenvolve corretamente todas essas maneiras. Além disso, na maioria dos casos, a criança não consegue expressar verbalmente os problemas que a afligem porque sequer é capaz de entender que está sofrendo. Quanto mais nova, mais difícil é o processo de verbalização. Daí a eficácia do ato de brincar para ajudar o psicólogo a interpretar as maneiras não-verbais como a criança está expondo como se sente.
Isso é possível porque através da brincadeira a criança acaba representando a situação que provoca sua angústia. A expertise profissional do psicólogo é capaz de ler nas entrelinhas e interpretar o que está sendo dito sem palavras e, a partir daí, trabalhar na solução dos problemas. Essa ‘leitura’ é complementada com conversas com os pais ou responsáveis, para que se trace um panorama dos meios de convívio daquela criança e assim se chegue a um diagnóstico mais preciso.
Geralmente a ludoterapia é indicada por pediatras ou por professores que têm contato direto com criança. Ela é destinada principalmente a crianças entre três e doze anos de idade e pode ser aplicada individualmente ou em grupo, dependendo da abordagem adotada e do problema a ser tratado.
Através do método, é possível tratar dificuldades de aprendizagem e distúrbios comportamentais, sono agitado, distúrbios alimentares, depressão, angústia, agressividade e comportamento anti-social. Esses problemas podem afetar crianças de todas as faixas sociais e ambos os sexos.
A ludoterapia também é indicada para ajudar no tratamento de crianças especiais que sofrem de distúrbios como Síndrome de Down, Dislexia e Autismo.
O número de sessões varia de caso a caso. A recomendação inicial é de seis sessões e, a partir daí, aumentar o número de acordo com a evolução e as necessidades da criança.
Apesar da natureza lúdica, a ludoterapia é um método sério, eficaz e que deve ser aplicado por profissionais capacitados. Por isso é importante contar com um suporte de excelência. A Clínica Sette Kids possui infraestrutura moderna, com equipamentos lúdicos e profissionais especializados para aplicar a ludoterapia e realizar diversos tratamentos de crianças especiais, ajudando em seu desenvolvimento psíquico e numa melhor inserção social.
A Sette Kids é referência em toda a região não só para aplicação da ludoterapia, mas também para outros tratamentos. O local conta ainda com outras especialidades médicas para cuidar da saúde das crianças. Entre em contato e tenha mais informações.